Hoje em dia, a adoção de boas práticas para garantir a sustentabilidade nas residências vem se tornando cada vez mais popular. As casas sustentáveis são planejadas e construídas para agredir minimamente o meio ambiente. Assim, uma obra é sustentável quando ela é economicamente viável, socialmente aceita e ambientalmente correta.
Dessa forma, é necessário pensar numa utilização dos recursos de forma consciente. Diminuir o consumo, aumentar o reaproveitamento e a adoção de técnicas que optem pelo uso de energia renovável estão entre as prioridades. Mas você conhece quais são elas?
Painel solar: As placas tem como objetivo gerar a energia de toda casa a partir da energia solar. Os painéis solares ficam sobre o telhado e com a ajuda de um inversor solar converte a energia em energia elétrica. Apesar de ser um investimento alto no primeiro momento, a longo prazo costuma trazer um bom retorno financeiro.
Caldeira a Pellets: Considerada uma grande inovação de energia renovável, a caldeira a pellets aquece a água que depois vai circular pelo sistema de aquecimento central da casa, dissipando o calor por meio dos radiadores. Caso tenha pouco espaço no interior da residência, pode ser instalada no exterior. É necessária uma chaminé para exaustão dos gases de combustão e uma entrada de ar para o sistema.
Sistema de aproveitamento de água: Evita o desperdício, pois não é preciso esperar a água fria sair da tubulação para a água quente chegar até o ponto de utilização. Permite o conforto térmico do usuário e também a economia de água gerada.
Que tal conversar com os nossos técnicos e saber qual é a melhor solução para seu projeto? Entre em contato com a gente!