A Giacomet foi procurada pela Marinha em 1996 Na época o aquecimento da Estação era através de um sistema elétrico associado a uma caldeira à diesel.
A Giacomet então, desenvolveu/montou, na sede de Caxias do Sul o container com a nova casa de máquinas, o coração do novo sistema de aquecimento. Este sistema especial com oléo diesel e com um equipamento anticongelante iria suprir todas as necessidades de aquecimento de água e calefação (aquecimento de ambiente) da Estação Antártica Comandante Ferraz. A equipe da Marinha do Brasil, também na matriz de Caxias do Sul, recebeu o treinamento necessário para operar e manter o sistema 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano em funcionamento. A operação foi um sucesso total.
Em 2011, Lucas Giacomet, um dos diretores da empresa, fez a primeira visita oficial da Giacomet à Estação Antartica Comandante Ferraz. Sua visita foi a convite do Capitão de Fragata Alexey Bobroff Daros e do também Capitão de Fragata Fernando Tadeu de Mendonca Coimbra para conhecer as instalações brasileiras na Antártica.